quarta-feira

A censura voltou.....

Nuno Santos foi hoje ouvido no Parlamento.
Nuno Santos diz ter sido alvo de “saneamento político”
Nuno Santos volta a negar ter autorizado entrada da polícia na RTP
O ex-diretor de Informação da RTP Nuno Santos reafirmou esta manhã na comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação - em que está a ser ouvido - nunca ter dado autorização "de forma expressa ou velada" para o visionamento das imagens não editadas dos incidentes da manifestação de 14 de novembro pela PSP.
"Muito menos", disse, autorizou a realização de uma cópia dessas imagens. Na declaração prévia que efectuou, Nuno Santos afirmou estar-se perante "um caso de saneamento político", que ocorre num "momento muito delicado da vida da RTP", acrescentando que "nas últimas semanas" teve "sinais crescentes da intervenção que se prepararia dentro da RTP", tendo a Direcção de informação "e eu próprio como foco".
PSP não pediu autorização para filmar manifestação
A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) informou que não recebeu, da PSP ou de outras polícias, qualquer pedido de autorização ou de parecer sobre as filmagens da manifestação do dia 14 de Novembro, no parlamento.
A informação consta de um ofício enviado pela CNPD ao advogado Garcia Pereira, a que a agência Lusa teve acesso, que havia suscitado a questão da filmagem por parte da PSP da manifestação junto à Assembleia da República.
Garcia Pereira considera que a resposta obtida da CNPD confirma "a inteira e ostensiva ilegalidade das filmagens consecutivamente efectuadas pela polícia na manifestação e concentração e a completa e inadmissível ilicitude dos ficheiros e/ou bancos de dados que com elas se pretende constituir.

Sem comentários: