segunda-feira

NASA: Férias na Lua 1,5 milhões de dólares.

 
2020 o ano em que pode passar férias na Lua
Já imaginou ir de férias para a Lua? Dentro de oito anos, em 2020, uma empresa do Colorado, formada por ex-executivos da Nasa, a Golden Spike, quer lançar missões privadas para visitar o único satélite natural da Terra, à semelhança do projeto da Moon Express.
Um grupo de ex-trabalhadores da NASA anunciou quinta-feira a criação de uma sociedade privada que irá , pela primeira vez, vender viagens até à Lua por 1,5 mil milhões de dólares (1,2  milhões de euros).
"Golden Spike Company é a primeira empresa que pretende oferecer, de forma regular, expedições de exploração da superfície lunar até ao final da década", garantem os fundadores, em comunicado citado pela agência AFP. A empresa conta com o surgimento, no setor privado, de naves espaciais de transporte de pessoas, que permitirão reduzir consideravelmente o custo dos voos comerciais de exploração lunar. O objetivo é "maximizar o uso dos foguetões já existentes" e vender o sistema a "nações, indivíduos e empresas com ambição de explorar a lua", garantindo para o efeito "preços que são uma fração de qualquer programa lunar concebido até agora". A Golden Spike foi criada por dois antigos pesos pesados do mundo espacial e o seu CEO é Alan Stern, ex-diretor adjunto da NASA para a ciência, enquanto o presidente do concelho de administração é Jerry Griffin, ex-diretor dos voos durante o programa Apolo e patrono do centro espacial Johnson, em Houston, no Texas.

Sem comentários: