É verdade que o investimento público em infra-estruturas de transportes não se resume ao TGV (projecto de alta velocidade) nem ao novo aeroporto de Lisboa. Estradas, linhas ferroviárias convencionais, comboios etc, tudo junto têm custo superior aos 13 mil milhões de euros previstos para o novo aeroporto e para a rede de TGV e Terceira Travessia do Tejo. Mas não nos podemos esquecer das mercadorias, que serão uma mais valia para o transporte ferroviário são investimentos de capital intensivo,cuja reponderação foi defendida pelo presidente da República e por um grupo de nove ex-ministros das Finanças que pediu uma audiência a Cavaco Silva.
Foram estes senhores que puseram o país neste estado o povo tem memoria curta!
Isto significa que os projectos emblemáticos, que mais tem sido atacados pela oposição e economistas, representam apenas metade do investimento global do Plano Estratégico de Transportes (PET), que está a ser revisto. Fonte oficial do Ministério das Obras Públicas limita-se a confirmar ao i que "há um conjunto de prioridades que está se revisto". O plano, apresentado pelo anterior governo, previa um investimento de 29,2 mil milhões de euros, dos quais cerca de 70% deveriam estar concluídos até 2013. O grosso do financiamento, 36,6% seria suportado pela banca
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