quinta-feira

Fertagus diz que pode prescindir de subsídios do Estado

Nos últimos anos empresa recebeu 45,9 milhões de euros de compensações pela prestação de serviço público. Agora já consegue ter lucros
 A empresa privada responsável pelo transporte suburbano de passageiros no eixo ferroviário norte-sul, Fertagus, vai negociar com o Estado a prorrogação daquela concessão até 2019, admitindo prescindir das compensações financeiras que até agora tem recebido.

"Estamos disponíveis e interessados em garantir o equilíbrio da concessão sem quaisquer compensações", disse ao PÚBLICO Cristina Dourada, da administração daquela empresa.

A Fertagus recebeu entre 2005 e 2010 compensações financeiras no valor de 57,6 milhões de euros do Estado português para assegurar um serviço público que está perfeitamente definido no contrato em termos de horários e frequências dos comboios.
Mas como o mesmo contrato prevê que, a partir de determinado montante de proveitos, a empresa deverá partilhá-la com o Estado, esta devolveu no mesmo período 11,7 milhões de euros ao erário público.
O saldo final é, assim, de 45,9 milhões de euros que os contribuintes pagaram à empresa. [ler mais aqui] 

Greve: trabalhadores da CP paralisam hoje para exigir reforço policial nas linhas urbanas

.

Sem comentários: