quarta-feira

"Love Parade" " 21 MORTOS "

 Número de mortos do "Love Parade" sobe para 21
O número de mortes no festival “Love Parade” em Duisburgo, na Alemanha, subiu para 21, depois de uma mulher de 25 anos ter sucumbido na última noite aos ferimentos sofridos, anunciou hoje o Ministério Público local.
No evento que atraiu cerca de um milhão de pessoas à cidade no oeste da Alemanha, ficaram ainda feridas 509 pessoas, e cerca de 40 ainda estão hospitalizadas, segundo a mesma fonte.
As autoridades disseram que nenhum dos feridos corre risco de vida.
O acidente deu-se quando a multidão tentava chegar ao recinto do festival «techno» através do único túnel de acesso.
Todas as vítimas morreram devido ao esmagamento da caixa toráxica, disse na terça-feira a governadora da Renânia do Norte-Westfália, Hannelore Kraft.
Esta informação desmente assim a tese avançada inicialmente pela autarquia local de que a maioria das vítimas teria morrido de queda, depois de tentarem escalar o paredão de acesso ao túnel, para tentar fugir à pressão da multidão.
Os organizadores do “Love Parade” acusaram a polícia de ter aberto todas as cancelas que conduziam ao túnel quando este já se encontrava repleto de pessoas, e de ter tornado a situação incontrolável.
O sindicato da polícia alemã repudiou as acusações, atribuindo-as a uma “tentativa desesperada” das organização para desviar as atenções das suas próprias culpas.
No entanto, o principal alvo das críticas tem sido o presidente da câmara de Duisburgo, Adolf Sauerland, acusado de ter autorizado o “Love Parade”, apesar das advertências da polícia e dos bombeiros sobre os riscos de segurança.
 No sábado decorrerá uma cerimónia fúnebre em Duisburgo de homenagem às vítimas, com a presença da chanceler Angela Merkel e do novo presidente alemão, Christian Wulff.
O presidente da câmara de Duisburgo já anunciou, através de um porta-voz, que não estará na cerimónia, “para não ferir os sentimentos dos familiares e amigos das vítimas”.

Love Parade: novas imagens mostram o pânico

Sem comentários: