354 milhões de euros em 2010
O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, disse que o dinheiro dos contribuintes deve ser aplicado “apenas onde faz falta”, sublinhando que o investimento público deve ser “selectivo”.A RTP recebeu, no primeiro semestre deste ano, 88,15 milhões de euros via aumento de capital, um valor transferido para os cofres da empresa pública pelo Estado. Este montante inclui 56 milhões de euros que o Estado português devia à empresa pública desde 2003, apurou o Correio da Manhã.
Esta transferência estava prevista no Acordo de Reestruturação Financeira (de Agosto de 2003), sendo que apenas no ano passado é que o Estado decidiu pagar. Contudo, e apesar de este valor ter entrado nas contas da RTP de 2009, apenas agora é que os 56 milhões foram efectivamente transferidos para os cofres da empresa pública, segundo dados da Direcção-Geral do Tesouro.
Além deste valor, no primeiro semestre deste ano a RTP recebeu um outro aumento de capital de 32,15 milhões de euros, correspondente a 50 por cento do valor que será transferido este ano. Ou seja, no mês de Dezembro a empresa receberá a segunda parte desta transferência, para um total de 64,3 milhões de euros.
Além disso, este ano a empresa pública vai receber 121 milhões de euros de indemnização compensatória e 113 milhões de contribuição da taxa audiovisual. Tudo somado, e incluindo o pagamento dos 56 milhões de euros em dívida, significa uma transferência de mais de 354 milhões de euros em 2010.
[Por:Hugo Real in Correio da Manhã.]
Sem comentários:
Enviar um comentário