sexta-feira

Viscoso mas saboroso

 A solução para a fome pode estar, segundo o entomologista Marcel Dicke, naqueles animais que normalmente olhamos com repulsa. Os insectos representam 80% dos animais do planeta, distribuídos por seis milhões de espécies. 
Os insectos são vistos como uma iguaria na China e sudeste asiático, onde lagartas, gafanhotos e escorpiões fazem parte dos menus de restaurantes e vendedores de rua
O corante cochonilha, extraído do insecto com o mesmo nome, é utilizado em biscoitos, geleias e sobremesas.
Na lista de ingredientes dos alimentos, os aditivos alimentares costumam vir representados com um E seguido de um número, que no caso do corante de cochonilha é o 120. Por cada 100 gramas de chocolate pode haver até 60 partes de insectos e os sumos de fruta não raras vezes contém ovos de mosca da fruta. 
Faça você mesmo – Gafanhotos salteados
1 colher de sopa de óleo vegetal  2 cebolas  85 gramas de rebentos de soja  3 malaguetas
50 gramas de couve chinesa (pak choi)  20 gramas de gafanhotos  Molho tailandês de peixe  Dois dentes de alho fatiados
Aqueça o óleo numa frigideira ou wok, em lume forte. Junte as cebolas em rodelas finas até amaciarem. Junte o resto dos vegetais e os gafanhotos e frite até que estejam cozinhados, mexendo sempre. Junte o molho de peixe e o alho fatiado. Mexa durante mais um pouco e tempere com sal e pimenta. Sirva de imediato.

Sem comentários: