segunda-feira

Défice entra na barra do Tejo

O primeiro dos dois submarinos adquiridos pelo Estado português à companhia alemã Ferrostal, passou esta manhã, cerca das 10:00, junto à Ponte 25 de Abril, com destino à Base naval do Alfeite.
O submarino entrou no rio Tejo acompanhado por dois rebocadores e por dezenas de outras embarcações, além de um helicóptero Lynx da Marinha Portuguesa que sobrevoa a embarcação desde a entrada do rio Tejo.
O Tridente dirige-se à Base Naval do Alfeite, onde decorrerá uma cerimónia de recepção oficial do submarino.
O primeiro submarino, o «Tridente», chegou esta segunda-feira a Portugal e vai obrigar o Governo a um novo aumento de impostos ou a mais um corte extraordinário na despesa pública
Devido às regras da União Europeia, o défice do próximo ano sofrerá um aumento superior a quinhentos milhões de euros. O mesmo voltará a acontecer em 2012, quando chegar o segundo submersível.
Os submarinos, a preços actuais, custam 1 026 mil milhões de euros. E, cada um, será contabilizado quando for plenamente disponibilizado às autoridades militares portuguesas. O «Tridente» que agora chega a Portugal, vai entrar na conta do défice de 2011. E o «Arpão», o segundo submarino que também já foi baptizado na Alemanha, causará o mesmo estrago em 2012. 
[ Défice entra na barra do Tejo vídeo ]
 Empréstimo paga submarinos
Com as crises do défice e da dívida pública, o Governo terá de recorrer ao crédito para pagar submersíveis.

Sem comentários: