Espaço: Missão falhada para dois astronautas na Estação Espacial Internacional
Dois astronautas norte-americanos da Estação Espacial Internacional (ISS) saíram para o espaço no sábado durante mais de oito horas, sem conseguir retirar a bomba defeituosa de um sistema de ar condicionado que avariou há uma semana, indicou a Nasa.
Os dois astronautas, Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson, saíram da estação às 11:19 (12:19 em Lisboa) e passaram oito horas e três minutos no espaço.
Segundo a Agência Espacial Norte-americana, tratou-se da mais longa saída para o espaço na história da ISS e a sexta mais longa jamais realizada.
“Devido a dificuldades para desligar a chegada de amoníaco que alimenta o sistema, não puderam retirar a bomba”, sobre o lado direito da estação, indicou um responsável do centro de controlo de Houston, sublinhando que “o trabalho apenas foi realizado parcialmente”.
“As equipas vão avaliar a sequência a dar às operações para a segunda saída” programada para quarta feira, com o objetivo de retirar a bomba defeituosa e instalar a nova, precisou a NASA.
A saída começou com quase 30 minutos de atraso relativamente ao horário previsto, devido “um problema de comunicação” no capacete de Tracy Caldwell Dyson, que foi resolvido, de acordo com a Nasa.
Sem comentários:
Enviar um comentário