Habitantes e frequentadores da Serra da Arrábida, candidata às 7 Maravilhas Naturais de Portugal, vão esta tarde içar uma bandeira preta e usar t-shirts da mesma cor no areal da praia do Portinho, em protesto contra o «panorama desolador» em que se encontra toda aquela zona.
Lê-se no manifesto, divulgado na praia e nos estabelecimentos. «É uma praia em pleno Parque Natural e que está cheia de lixo, em vez de ostentar a bandeira Azul»
Pedro Soares Silva, um dos promotores da iniciativa. Pelo menos 350 pessoas são esperadas na manifestação marcada para as 17h. Na rede social Facebook, a adesão à causa também é simbólica, com cerca de nove mil inscritos.
«A negligência e incompetência das várias autoridades públicas com responsabilidade na gestão de todos os aspectos e áreas do Parque Natural da Arrábida (PNA) são gritantes» – aponta o mesmo documento, enunciando os diversos pontos críticos da serra e, em particular, da praia do Portinho. «Onde antes havia areia existe agora um mar de calhaus que se estende de uma ponta à outra da praia», exprime Pedro Silva, engenheiro zootécnico, cuja família veraneia nesta zona do distrito de Setúbal há gerações.
«Há carros parados nos corredores de emergência, zonas proibidas, impossibilitando muitas vezes a passagem de qualquer viatura. A GNR, que já pouco se via nesta zona, este ano desapareceu de vez»,
.
Sem comentários:
Enviar um comentário