sexta-feira

Dívida pública: Máximos históricos

"A economia portuguesa não aguenta mais impostos", diz Mira Amaral
O economista Mira Amaral considerou hoje, sexta-feira, que "a economia portuguesa não aguenta mais impostos" e que seria o pior sinal para os mercados Portugal começar a discussão do Orçamento para 2011 pelo lado da receita.
Em declarações à agência Lusa, o antigo ministro da Indústria e Energia aconselhou o PSD a "retirar uma lição para 2011" do que aconteceu com o Orçamento do Estado para este ano, quando ponderar o seu sentido de voto.
"A abstenção do PSD no Orçamento do Estado para 2010 mostrou que não chega deixar passar o Orçamento, porque, se ele for mau, os mercados, as agências de 'rating' penalizam o país", apontou Mira Amaral.
Segundo o ex-deputado do PSD, no Orçamento para 2011 "é urgente, é imperioso fazer cortes do lado da despesa, sem isso os mercados não acalmam", e só depois se deve procurar eventuais soluções do lado da receita.
"A economia portuguesa não aguenta mais impostos", defendeu Mira Amaral, comentando a possibilidade de um novo aumento da carga fiscal. [JN]
 Juros da dívida externa continuam a subir
Os juros exigidos pelos investidores no mercado internacional para comprar dívida portuguesa a dez anos, bateram hoje máximos históricos. Os investidores exigem agora 6,423 por cento para comprarem as Obrigações do Tesouro portuguesas.

Sem comentários: