O grupo Mota-Engil, através da sua associada Takargo, associou-se aos operadores logísticos Ibercargo Rail e Tramesa para explorar um corredor ferroviário que ligará Valência (Espanha) a Estarreja (Portugal). Daqui segue para Vigo.
A operação envolve, entre locomotivas, vagões e equipamentos intermodais, o investimento de 20 milhões. A expectativa do consórcio passa por movimentar 250 mil toneladas por ano ano, num corredor ferroviário com 1330 km, o mais longo de toda a Península Ibérica.
O trajecto parte de Sagunto, em Valência, passa por Madrid, Guarda, Aveiro e Estarreja. O corredor segue depois para o Porto, Valença, terminando em Vigo. A ligação por comboio multimodal é feita em 30 horas, uma duração "idêntica "transit time" até Lisboa", refere o consórcio em comunicado.
Os comboios estão aptos a transportar multi-produto, incluindo contentores marítimos. A indústria automóvel é um dos alvos desta operação. A exploração arrancou no dia 30 de Agosto (2ªfeira), com uma frequência de quatro comboios semanais em cada sentido. De Estarreja partem também comboios semanais que ligam o corredor à Península de Setúbal, potenciando a plataforma de Estarreja/Cacia como hub Nacional.

Sem comentários:
Enviar um comentário