sábado

Portugal e Irlanda Risco de bancarrota continua a subir

 Os juros da dívida pública dos dois países voltaram a subir e os spreads em relação aos juros das obrigações alemãs já são superiores a 4 pontos percentuais.
A probabilidade de incumprimento da dívida soberana irlandesa está acima de 34% e a portuguesa acima de 30%.
Irlanda conserva o 5º lugar no TOP 10 mundial do risco de default (incumprimento da dívida soberana) num horizinte de cinco anos e Portugal a sétima posição, mas as probabilidades de default subiram esta quinta-feira, de novo. Segundo o monitor da CMA DataVision, o risco subiu acima de 34% para o caso de Dublin e acima de 30% para Lisboa.

O preço dos credit default swaps (seguros contra o risco de incumprimento) relativos à dívida soberana dos dois países está acima dos 400 pontos base: 478,44 pontos base para a Irlanda, novo recorde, e nos 405 pontos base para o caso português.

As yields (taxas de remuneração) das obrigações do Tesouro a 10 anos dos dois países voltaram a subir, no caso irlandês fixaram-se esta quinta-feira, no fecho, nos 6,469% e no caso português em 6,302%. O spread em relação às yields relativas às Bunds, as obrigações alemãs, a 10 anos é já superior a 4 pontos percentuais.
[in expresso]

Sem comentários: