segunda-feira

400 escravos encontrados em Portugal


Tráfico de pessoas é o «crime mais lucrativo» e o «pivot» da criminalidade

Mapas com rotas do Tráfico de Seres HumanosSão quase sempre mulheres brasileiras e vêm para Portugal enganadas. A maioria pela promessa de um trabalho, mas há também quem venha iludida com a promessa de um casamento ou de uma oportunidade para estudar. Acabam sequestradas e obrigadas à prostituição. Este é o cenário mas comum dos 383 casos de escravidão detectados em Portugal, mas não é o único.

Desde 2008 que o Observatório do Tráfico de Seres Humanos regista os factos encontrados em Portugal. Até Setembro deste ano, foram sinalizadas 383 vítimas (casos denunciados) e confirmadas 58 (casos de tráfico validados pelas autoridades). Dos quase 400 processos, há ainda muitos por validar e há ainda muitos outros que nunca chegam às autoridades. Dos conhecidos, 72 por cento são de mulheres exploradas sexualmente, na maioria brasileiras, mas há casos de portuguesas.(toda a noticia no I)


Números da ONU dizem que há mais de 2,4 milhões de pessoas vítimas de tráfico humano para fins comerciais. Para chamar a atenção a um tipo de crime que cresce no mundo, assinala-se hoje o dia Europeu da Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos.


Portugal marca a data, em Loures, com uma exposição e vários debates sobre o tema, um evento que contou com a presença do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados e do ministro da Administração Interna na abertura.
Até quarta-feira polícias, ONG, entidades governamentais vão continuar a debater o tema. Quem quiser saber mais sobre tráfico de pessoas pode ainda visitar a exposição Tráfico Desumano.

Sem comentários: