Uma das apostas do Governo para o próximo ano será o desenvolvimento da construção da linha ferroviária que alargará a área de influência do Porto de Sines à região de Madrid.Clique para visitar o dossiê Orçamento do Estado 2011
Governo quer prosseguir com os trabalhos da ligação ferroviária Sines-Elvas-Caia na corrente legislatura, apostando no desenvolvimento desta obra durante 2011, refere a proposta do Governo para o Orçamento de Estado de 2011.
Esta ligação ferroviária é vital para o desenvolvimento do potencial do Porto de Sines, porque aumentará a sua área de influência até à zona central de Península Ibérica.
CP Lisboa e CP Porto preparam concessões de serviços
Os serviços de transporte de passageiros assegurados pelas unidades de negócio CP Lisboa e CP Porto poderão ser concessionados. Clique para visitar o dossiê Orçamento do Estado 2011
Fim do monopólio da EurostarTrem alemão circula pela primeira vez sob o canal da Mancha
CALAIS, França — Um Trem de Grande Velocidade (TGV) alemão circulou nesta quarta-feira pela primeira vez pelo túnel do canal da Mancha, que une França e Grã-Bretanha, terminando com o monopólio da Eurostar nesta linha.
O trem, um ICE3 da Deutsche Bahn (DB, companhia ferroviária alemã), iniciou seu percurso sem passageiros na localidade francesa de Calais (norte), em testes que devem demonstrar sua capacidade para circular por essa linha.
A linha da Mancha, o percurso mais frequentado do mundo segundo o Eurotunnel, operador da infraestrutura, está em processo de abertura de licitação, no momento em que ocorre a liberação do tráfego ferroviário de passageiros no seio da união europeia.
Desde o início do serviço comercial do túnel, em 1994, a sociedade Eurostar (que pertence, com 55%, à via férrea francesa SNCF e com 40% à britânica LCR e com 5% à belga SNCB) tem o monopólio da linha que permite a união à grande velocidade entre França, Bélgica e Grã-Bretanha.

Sem comentários:
Enviar um comentário