segunda-feira

Medalha da República censurada?

 Medalha do centenário da República censurada?
A criação de uma medalha comemorativa do centenário da República está envolta em polémica, com o escultor a acusar a Comissão Nacional de «prepotência», «censura» e «falta de respeito pela arte nacional».
Em causa está um concurso lançado em Abril de 2009 pela  (INCM) para a criação de uma comemoração do centenário da República, tendo a proposta do escultor João Duarte sido seleccionada, em Julho, de entre os 14 concorrentes.
Dois meses volvidos, em vésperas do 05 de Outubro, o escultor dirigiu-se pessoalmente ao Palácio Foz (sede da comissão nacional), não tendo também obtido qualquer esclarecimento. 
«A deliberação do júri foi tomada tendo em consideração os gessos que eram pedidos, segundo o regulamento do concurso, destinados à versão a cunhar. Tal como estava estipulado em regulamento, foi pago ao autor da proposta vencedora o prémio devido, a título de direitos de autor». 
«Posteriormente, foi cunhada uma medalha-protótipo que, submetida ao parecer da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, no uso das suas competências institucionais próprias, conduziu à decisão de não produzir a medalha, por se considerar não estarem reunidas as condições para a produção de uma medalha que correspondesse aos objectivos comemorativos do Centenário da República».
Admitindo que a «medalha-objeto» que apresentou foi concebida segundo um «conceito de vanguarda», o autor da medalha não se conforma e exige «uma explicação oficial» da comissão para a decisão de não produzir a peça. «Se não gostaram da medalha eu tenho o direito de saber que as pessoas não gostaram da medalha e o porquê de não gostarem da medalha.

Sem comentários: