quinta-feira

"A barriga de cerveja é um mito."

 A cerveja afinal não engorda? até pode emagrecer

Pelo menos esta foi a conclusão de um estudo apresentado hoje sobre o consumo moderado da bebida, ou seja, entre dois a três copos por dia. A investigação levada a cabo pelo Hospital Clínic, a Universidade de Barcelona e o Instituto de Saúde Carlos III, adianta ainda que a cerveja, quando associada a uma dieta equilibrada e à prática regular de exercício físico, "não engorda" e reduz o risco de vir a sofrer diabetes e hipertensão.
O estudo avaliou 1.249 pessoas, homens e mulheres com mais de 57 anos, altura da vida em que os problemas cardiovasculares são mais frequentes. Durante vários dias, alimentaram-se de acordo com a dieta mediterrânica e as refeições eram acompanhadas pela bebida (até meio litro por dia). Segundo os especialistas, as pessoas analisadas "não engordaram, como em alguns casos perderam peso".
Outro caso de estudo sobre a barriga de cerveja, consta que vuma equipe de pesquisadores do Reino Unido e da República Checa fez um estudo, para o qual entrevistaram um grupo de checos, considerados os maiores consumidores de cerveja do mundo, não encontrando nenhuma relação científica entre a quantidade de cerveja consumida e as dimensões da barriga.
O especialista Martin Bobak, da University College de Londres, e seus colegas do instituto de Medicina Experimental e Clínica de Praga entrevistaram 891 homens checos e 1.098 mulheres, com idades entre 25 e 64 anos.
“Se existe o vínculo entre a cerveja e a obesidade, é muito frágil”, concluíram os pesquisadores, desmentindo a crença comum segundo a qual a obesidade está relacionada com o consumo de cerveja em grandes quantidades.
 A especialista Ascensión Marcos, do Departamento de Metabolismo e Nutrição do Conselho Superior de Pesquisas Científicas espanhol, ressalta que “a cerveja é uma bebida composta por quatro ingredientes naturais, que contém muito pouco álcool, nada de gordura e 45 calorias por cada 100 mililitros ingeridos”.

Sem comentários: