domingo

Chernobyl:Portugueses constroem sarcófago gigante

O grupo ISQ - Instituto Soldadura e Qualidade é o líder do consórcio que irá garantir a qualidade do novo arco de contenção - sarcófago - que será construído sobre o reactor número quatro de Chernobyl, que explodiu em Abril de 1986. 
O projecto deverá estar concluído em 2015, segundo a informação do governo ucraniano, e renderá cerca de 10 milhões de euros ao grupo português.
A actual estrutura protectora de cimento está a desfazer-se - já entra chuva no reactor. O objectivo do executivo da Ucrânia é construir um moderno sarcófago capaz de deter a fuga de radiação durante os próximos cem anos. Para garantir a fiabilidade deste projecto, está já no terreno a empresa portuguesa.
Os trabalhos de construção ainda não começaram, devido à falta de financiamento com a qual o governo ucraniano se tem deparado. As obras deveriam ter começado em 2007, mas o projecto das construtoras francesas Vinci e Bouygues sofreu diversas alterações e o preço saltou de cerca de 380 milhões para perto de dois mil milhões de euros. fonte sol

Sem comentários: