sábado

Custo do TGV dá polémica

O troço Poceirão-Caia, que integra a ligação a alta velocidade entre Lisboa e Madrid, vai custar 1668 milhões de euros. 
Um valor superior ao anunciado em Maio de 2010, quando foi assinado o contrato de 1473 milhões de euros, de acordo com o preço contratual publicado ontem em Diário da República (DR). No entanto, o ministro dos Transportes afirmou ontem que o valor divulgado em DR é "meramente indicativo" e que até representa uma diminuição de 23 milhões de euros.


O documento, que consagra o preço de 1668 milhões de euros, deverá dar entrada em breve no Tribunal de Contas para dar início ao processo de visto, de onde foi retirado sem análise a pedido da RAVE, empresa quer gere o projecto.Esta empresa esclareceu também que não se pode contabilizar um agravamento no preço de cerca de 200 milhões de euros porque os dois valores (o publicado em DR e o anunciado no dia da assinatura do contrato) "utilizam metodologias distintas no seu cálculo". Já o ministro diz que o valor publicado em DR "não tem nada a ver com o custo real do projecto".
O contrato entre o Estado e o consórcio Elos, liderado por Brisa e Soares da Costa, foi revisto meses depois da data anunciada para o início das obras, ou seja, Setembro de 2010, para evitar o chumbo do TC. in CM

Sem comentários: