quinta-feira

Transtejo e Soflusa em falência técnica

Uma auditoria do Tribunal de Contas ao grupo Transtejo.
 Responsável pela ligações fluviais entre a Margem Sul e Lisboa, revela que as empresas do grupo devem avançar para uma fusão e que o Governo deve corrigir as receitas dos passes intermodais.
«Concretize a fusão entre a Transtejo - Transportes Tejo, S. A. e a Soflusa - Sociedade Fluvial de Transportes, S. A. de modo a extinguir as ineficiências decorrentes da manutenção dessas duas empresas», refere o documento, como recomendação ao Governo.
O grupo Transtejo é formado pelas empresas Soflusa, responsável pela ligação entre Barreiro e Lisboa, e Transtejo, responsável pelas restantes ligações fluviais no rio Tejo.
«Em média, entre 2007 e 2009, o volume de negócios gerado cobriu: na Transtejo 31,3 por cento dos custos operacionais e na Soflusa 42,8 por cento»
Com o grupo a revelar uma situação financeira deficitária, a auditoria explica que a procura pelo transporte público fluvial tem vindo, globalmente, a decrescer, tendo perdido 23,8 milhões de passageiros entre 1998 e 2009.
«Por exemplo, a carreira da Trafaria transportou, em 2009, 590 mil passageiros, sendo que em 25 por cento das viagens realizadas transportou entre zero e 13 passageiros», descreve o documento.SOL

Sem comentários: