sexta-feira

Grupo de trabalho quer baixar em 5% o preço do passe dos transportes públicos que não usam gasóleo

Governo vai analisar 20 medidas para atenuar o impacto do aumento dos combustíveis. Menos tempo de iluminação pública é outra hipótese
Algumas iniciativas são inspiradas no plano aprovado por Espanha. Entre estas está a descida de 5% do preço do passe dos transportes públicos que não usam gasóleo, como os serviços suburbanos da CP e o Metro, cuja queda de receita poderia, nas contas deste grupo, ser compensada com um crescimento no número de passageiros. A alternativa pode passar pela não actualização do preço destes transportes, menos expostos à subida dos combustíveis, num cenário de aumento extraordinário dos transportes públicos rodoviários na sequência da escalada das cotações do gasóleo.
CP: Embora o número de locomotivas diesel tenha baixado vertiginosamente nos últimos anos, elas continuam a ser o efectivo mais omnipresente em toda a rede nacional, quer falemos de linhas electrificadas ou não.
A CP tem actualmente uma série de locotractores, 1150, que usa em praticamente todas as grandes estações e entroncamentos da rede nacional, a norte do Rio Tejo. Locomotivas diesel de baixa potência existem apenas as locomotivas da série 1400. Finalmente, a série 1550 é o exemplo de locomotivas de média potência, enquanto as séries 19001930 e 1960 materializam uma gama de potências mais elevada. Destas últimas três, apenas as locomotivas 1930 estão afectas a comboios de passageiros, apesar de algumas das suas unidades ainda em serviço estarem também afectas a comboios de mercadorias Fonte transportes-XXI
Viagem do Intercidades Lisboa-Évora vai demorar menos 20 a 30 minutos
CP admite desistir de automotoras e voltar a colocar o serviço com máquina e carruagens na ligação entre a capital e a cidade alentejana, encurtando a viagem para hora e meia, ler todo o artigo aqui.

Sem comentários: