domingo

EUA abrem canal no Mississipi para salvar Nova Orleans

NOVA ORLEANS, EUA — Autoridades americanas abriram neste sábado as comportas de um canal no rio Mississipi, na Louisiana, para tentar evitar a inundação da cidade de Nova Orleans.


Um grupo de engenheiros do Exército dos Estados Unidos abriu o canal de Morganza, na Louisiana, para evitar que "um muro d'água" atingisse a população às margens do rio Atchafalaya, disse o governador do estado, Bobby Jindal.
A abertura das comportas no canal de Morganza deve provocar a inundação de 1,2 milhão de hectares de terras agrícolas, incluindo pequenas localidades rurais, mas permitirá salvar Nova Orleans.
No momento, a vazão do canal de Morganza é de 280 metros cúbicos por segundo, mas se todas as comportas forem abertas, pode chegar a 17 mil metros cúbicos por segundo, um volume de água três vezes superior ao das Cataratas do Niagara.
As inundações no centro dos Estados Unidos, as piores registradas em mais de 70 anos, já destruíram milhares de casas, fazendas e estradas nos estados de Illinois, Missouri, Kentucky, Tennessee e Mississipi.
Nova Orleans é protegida por diques de seis metros, onde a água já atinge 5,2 metros.

Sem comentários: