segunda-feira

SIS e SIED alvo de rusgas.

SIS e SIED investigados por causa de espionagem a jornalista do «Público»
Computadores e telemóveis apreendidos nas SecretasDois departamentos do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e um dos Serviço de Informações Estratégicas da Defesa (SIED) investigados por ordem de Júlio pereira. A rusga interna realizou-se na quarta-feira sem aviso prévio e enquadra-se no inquérito ordenado pelo primeiro-ministro.
A rusga interna foi coordenada pela actual direcção do SIED, chefiada por José Casimiro Morgado e resultou na apreensão de computadores e telemóveis de funcionários.
Com esta operação, diz o jornal, o Sistema de Informação da República Portuguesa (SIRP) quer detectar a origem das fugas de informação para o semanário Expresso e identificar quem está a infrigir o dever de sigilo.
Esta rusga terá causado mal-estar dentro das secretas, que desde Julho têm vindo a ser notícia por causa de alegadas fugas de informação, escreve também o «Publico». Recorde-se que o antigo responsável pelo SIED, Jorge Silva Carvalho, admitiu a passagem de dados do serviço de informações para a empresa Ongoing, onde actualmente é funcionário.in tvi24

Sem comentários: