domingo

Barreiro: Juízes em full-time

Caso Freeport julgado no Barreiro
Tribunal do Montijo sem espaço e condições de segurança. Primeira audiência deverá ocorrer em final de Fevereiro ou no início de Março.
Está decidido. O julgamento do caso Freeport vai decorrer no tribunal do Barreiro e terá um colectivo de juízes a ele dedicado em exclusividade. A escolha do local foi do juiz daquele círculo judicial, que teve em conta a deficientes condições do tribunal do Montijo, a cujo 3.º juízo pertence o processo. Em julgamento estarão dois arguidos, Charles Smith e Manuel Pedro, acusados de um crime de extorsão na forma tentada, por terem, alegadamente, exigido ao grupo inglês Freeport o pagamento de 20 milhões de libras (cerca de 23,3 milhões de euros), destinados a pagar supostos subornos para garantir a aprovação da construção do polémico centro comercial de Alcochete. 
O projecto acabou por ser viabilizado em final de funções do governo, quando José Sócrates era ministro do Ambiente. Com as tentativas de envolvimento do governante, o caso acabou por envolver-se em polémicas políticas e mediáticas, agravadas com o despacho final dos dois procuradores responsáveis pela investigação. Fonte publico.pt

Sem comentários: