segunda-feira

Luzes adjudicadas a amigo do PSD


Jardim gasta três milhões em luzes de Natal e pirotecnia da passagem de ano para inglês ver... 
Entre 9 de Dezembro e 6 de Janeiro do próximo, a Madeira deverá gastar cerca de cinco milhões de euros em iluminações, fogo-de-artifício e animação. De acordo com o Público de hoje, no primeiro dos três itens, os dois milhões de euros foram directamente adjudicados a uma empresa liderada por Sílvio Santos, ex-deputado regional pelo PSD. Ler aqui...
Jardim favorece mesma empresa desde 1996
Os últimos concursos públicos para as iluminações de NATAL e queima de fogo do fim de ano têm ido parar ao Tribunal Administrativo do Funchal, com vários candidatos a tentaram a sua impugnação por discordarem das escolhas do júri. Mas para não comprometer a festa, o Governo Regional (que em 2010 desviou verbas da reconstrução da região para as festas de NATAL) decidiu assumir a escolha, com recurso ao ajuste direto.
Os custos da festa só baixaram a partir de 2006, quando o Tribunal de Contas determinou a obrigatoriedade de concurso público. No relatório da auditoria então feita, o Tribunal apontou irregularidades e censurou a falta de transparência na adjudicação das iluminações, acusando o Governo Regional de favorecer "sempre", desde 1996, a SIRAM, também responsável pela logística das campanhas eleitorais do PSD.
A SIRAM contou com o apoio governamental na expropriação de terrenos em Porto Santo para a construção do Colombo's Resort, parada desde Janeiro de 2009 por dificuldades financeiras relacionadas com a crise no BPN. Neste projeto turístico de luxo, Sílvio Santos, empresário e ex-deputado do PSD-Madeira, tinha como parceiro Joaquim Coimbra, acionista daquele banco e ex-dirigente nacional do PSD.

Sem comentários: