O rali todo-o-terreno Dakar 2012 já arrancou este domingo, dia 1 de janeiro, na Argentina, estando a ser disputada a primeira etapa entre Mar Del Plata e Santa Rosa de la Pampa, na distância de 796 quilómetros, dos quais apenas 60 em “especial”.
As primeiras motos e os primeiros quadspartiram às 05h45 locais (08h45, hora portuguesa), enquanto os carros acabaram de começar às 07h48 locais (10h58, hora portuguesa) e o primeiro camião parte às 10h35 (13h35, hora portuguesa).Entre pilotos e navegadores, esta 33ª edição do Dakar (a quarta na América do Sul) conta com dez portugueses. O mais destacado é o motard Helder Rodrigues (Yamaha WRF 450), que ostentará o nº3 nas costas, depois do seu brilhante 3º lugar final no Dakar de 2011, a melhor classificação de sempre de um piloto português.
Segue-se, ainda nas motos, Paulo Gonçalves (Husqvarna Rally 450 RR), com o nº 7, e Ruben Faria (KTM 450 CC Rally), com o nº 8. A fechar este contingente de portugueses nas motos, está Pedro Bianchi Prata (Husqvarna TE449 Rally), com o dorsal 46.
Nos carros, há três equipas pilotadas por portugueses, com Carlos Sousa à frente, com o nº 307. Sousa terá como copiloto o francês Jean-Pierre Garcin. Ambos correm numa viatura Great Wall, da equipa Haval.
Ricardo Leal dos Santos, que tem como copiloto o também português Paulo Fiuza, corre pela equipa oficial da Mini, com Mini All4 Racing e ostenta o nº 312.
A terceira equipa portuguesa nos carros ostenta o 380 e integra o piloto Francisco Pita e o copiloto Humberto Gonçalves, que correm em SMG.
Há ainda o navegador Filipe Palmeiro, que no ano passado participou no Dakar como co-piloto do argentino Orlando Terranova, em BMW, estará desta vez ao lado do alemão Klaus Bauerle, num camião MAN.
Sem comentários:
Enviar um comentário