
Governo segura 492 milhões do TGV
O Governo conseguiu segurar nas últimas semanas pelo menos 300 milhões de euros que o Banco Europeu de Investimento (BEI) tinha garantido ao projecto do TGV, nas mesmas condições de financiamento: uma taxa de juro abaixo de 6% (metade dos valores de mercado de hoje) e com maturidade média a 27 anos.
O que o Governo decidiu fazer foi aproveitar esta última linha, mas introduzindo a possibilidade de mais tarde os carris serem adaptados à bitola europeia. «É que os comboios e equipamentos portugueses estão todos preparados para a bitola ibérica. Se se avançasse já com a outra tinha-se de fazer novo investimento em equipamentos», explica fonte ligada ao sector.
Esta nova linha de mercadorias com velocidades até aos 120 km/hora – que marginalmente pode ser usada para passageiros, a 250 km/hora – irá ligar-se a uma outra linha, que o Governo de Sócrates fez nos últimos dois anos, e que liga Évora a Sines. A ideia é fortalecer o Porto de Sines, para que este possa colocar rapidamente em Espanha os contentores que ali chegam, da China, Brasil ou Angola.in sol
Sem comentários:
Enviar um comentário