terça-feira

Brasil: Overdose de café com leite

Idosa morre depois de lhe ser injectado café com leite na veia.
O erro foi cometido por uma enfermeira estagiária, ao trocar a sonda de alimentação pela do soro. "Qualquer um se confunde", justificou a jovem
Uma mulher de 80 anos, internada num posto de atendimento médico brasileiro (em São João de Meriti), morreu depois de uma enfermeira estagiária lhe ter injetado café com leite na via. Rejane Telles enganou-se na sonda e acabou por introduzir o alimento no tubo destinado ao soro, erro que já assumiu, afirmando que "qualquer um se confunde".
O caso está a ser investigado pela polícia, e os envolvidos podem vir a ser acusados de homicídio.
Segundo declarou às autoridades, Rejane - que cumpria o terceiro dia de estágio - nunca tinha sido treinada para o procedimento em causa e tê-lo-á feito sem qualquer supervisão de uma técnica responsável, o que é obrigatório. "Ela disse-me, e à outra estagiária que estava comigo, para irmos fazendo os procedimentos. Mas não deu explicações. Continuou sentada no posto de enfermagem, a brincar com o telemóvel", disse à TV Globo a jovem, de 23 anos, que adiantou ter sido uma outra enfermeira a dar-lhe orientação.
Palmerina Ribeiro acabou por morrer quatro horas depois, embora tenha sido submetida a várias tentativas de reanimação. A mulher fora internada dez dias antes, devido a uma infecção renal, mas recuperava bem e esperava-se que lhe fosse dada alta daí a poucos dias.
O posto médico onde tudo aconteceu tinha já sido denunciado pelo facto de os estagiários aí exercerem sem a obrigatória supervisão. Apesar disso, de acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do estado do Rio, nada foi feito. Ver aqui.

Sem comentários: