Astrónomos descobrem espiral misteriosa à volta de uma estrela
Chama-se R Sculptoris e é uma estrela gigante vermelha à volta da qual os astrónomos descobriram uma enorme estrutura misteriosa em forma de espiral.
Astrónomos do Obervatório Europeu do Sul (ESO), organização a que Portugal pertence, descobriram uma estrutura em espiral misteriosa e totalmente inesperada na matéria que circunda a estrela R Sculptoris, situada a 500 milhões de anos-luz da Terra.
É a primeira vez que uma tal estrutura, juntamente com uma concha esférica exterior, é encontrada em torno de uma estrela gigante vermelha.
No final das suas vidas, as estrelas com massas até oito massas solares transformam-se em gigantes vermelhas e libertam enormes quantidades de matéria sob a forma de um denso vento estelar.
Estrela companheira escondida
A estranha forma da espiral foi provavelmente criada por uma estrela companheira escondida, que orbita a gigante vermelha. Os astrónomos ficaram também surpreendidos ao descobrir que a gigante vermelha ejetou muito mais marterial do que o esperado.
Esta descoberta é um dos primeiros resultados científicos do telescópio ALMA, um dos mais poderosos do mundo, localizado no Deserto do Atacama (Chile), e será publicada esta semana na revista científica britânica "Nature".
Telescópio ALMA |
"Já tínhamos visto anteriormente conchas em torno de estrelas deste tipo, mas é a primeira vez que vemos uma espiral de matéria a sair da estrela, juntamente com a concha circundante," afirma o autor principal do artigo científico da "Nature", Matthias Maercker.
Sem comentários:
Enviar um comentário