
Se há local onde, depois o recorde do ano passado, o haviano Garrett McNamara poderá surfar uma onda com mais de cem pés de altura será na Nazaré, onde as ondas são especiais, segundo o investigador Pedro Bicudo.
O Canhão da Nazaré, ou Cana da Nazaré é um desfiladeiro submarino de origem tectónica, relacionado com a falha da Nazaré-Pombal, que começa a definir-se a cerca de 500 metros da costa.
Considerado o maior da Europa, separa a costa da Península Ibérica na direção este-oeste desde a plataforma continental, numa extensão de cerca de 211 km, começando a uma profundidade de 50 metros até à planície abissal Ibérica onde atinge profundidades na ordem dos 5000 metros.
Um fenómeno comprovado a 1 de novembro de 2011 pelo surfista havaiano Garrett McNamara, que fez história ao surfar a maior onda de sempre e que está de volta à praia do Norte, em busca de ondas grandes, no âmbito do projeto Zon North Canyon Show 2012.
«Sábado está previsto ondas grandes, mas talvez não a onda que McNamara procura, porque para haver ondas grandes é preciso que haja uma vasta extensão do Atlântico com ventos fortes».Ler aqui..
Sem comentários:
Enviar um comentário