quarta-feira

Lixo espacial a 56.000 km por hora.....

 
Estudo prevê colisões catastróficas de lixo espacial com satélites
Colisões catastróficas em cada período de cinco a nove anos poderão ocorrer entre lixo espacial e satélites que orbitam a Terra a 700 km a 1000 km de altitude, revela um estudo das principais agências espaciais.Ler mais....
29.000 detritos espaciais com mais de 10 cm
Desde 1957, mais de 4900 lançamentos de foguetões e naves para o espaço deixaram na órbita da Terra mais de 29 mil detritos com dimensões superiores a 10 cm, sendo 23 mil monitorizados regularmente.
Mas a situação é mais complexa, porque há 670 mil detritos com mais de 1 cm e mais de 170 milhões com mais de 1 milímetro. Segundo a ESA, alguns destes detritos viajam a velocidades superiores a 56.000 km por hora.
Lixo espacial é qualquer objeto lançado no espaço orbital da Terra que não tenha mais utilidade, tais como satélites desativados, fragmentos de satélite ou de foguetes, e até mesmo instrumentos e ferramentas perdidos por astronautas durante missões espaciais.
Parece que nenhuma das agências espaciais está interessada, ou não conseguiu produzir um equipamento tecnológico capaz de recolher o lixo espacial. A única solução aceitável até o momento é direcionar os satélites para as chamadas órbitas-cemitério, o que seria basicamente programar um satélite para seguir uma rota orbital distante da Terra, assim que seu tempo útil se esgotasse.
Segundo a NASA, desde 1957, com o lançamento do Sputnik, pela União Soviética, cerca de 4.000 satélites foram lançados na órbita do nosso planeta, muitos deles atualmente desativados. Esses objetos ficam “viajando” pelo espaço a uma velocidade de até 36.000 km/h, e aproximadamente 200 deles caem na Terra todo o ano.

Sem comentários: