sábado

TGV Solução mais viável


A solução mais viável é sem duvida  trazer o TGV do Poceirão ao Pinhal Novo para uma estação terminal, onde teria três opções imediatas 1: Fertagus ou CP com comboios directos via Ponte 25 de Abril, 2: comboios via Barreiro directos ao novo terminal projectado para a Quimiparque e a utilisação dos barcos da soflusa  para Lisboa 3: transporte em autocarros modernos via ponte Vasco da Gama. Esta obra é quarenta e cinco vezes mais barata do que a nova ponte e estas três situações em questão de tempo estão à altura dos tempos previstos para esta ligação.  


Assim, um passageiro que venha de Madrid demorará 2h45 minutos a chegar a Lisboa, se o comboio for directo, e apenas 2h33 a chegar ao Pinhal Novo. Menos 12 minutos. Para chegar à estação de Entrecampos, no centro de Lisboa, um passageiro que desembarque no Oriente demorará 22 minutos, 10 minutos do percurso Oriente / Entrecampos mais os 12 minutos que já vimos gastar a mais entre o Pinhal Novo e o Oriente.
Ora a ligação directa da Fertagus entre o Pinhal Novo e Entrecampos faz-se em 30 minutos num comboio normal,  São só oito minutos de diferença, mas custam 2 mil milhões de euros. Se o Pinhal Novo for utilizado como terminal do TGV ganha toda a zona Sul do País e em particular ganha o turismo do Algarve, que não tem ligações directas a Madrid.    

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1 comentário:

J.Pinto disse...

"Transporte directo: leva ao destino sem necessidade de mudar de veiculo ou grandes esperas durante a viagem"

Este estudo até pode ser bem intencionado, mas seria o fracasso total do projecto das novas linhas de alta velocidade ferroviária.
No resto da Europa, as linhas novas estão feitas de tal modo que têm paragem nos centros das cidades e nas mesmas estações onde param os outros comboios e transportes públicos. Em Portugal, estão a fazer o oposto, com estações a quilómetros das cidades que supostamente servem.
De que vale demorar hora e meia ao Poceirão, se não houver ali transporte rápido ao centro de Lisboa? Mais vale sempre usar o avião para a Portela, ou o Lusitânia Expresso para Oriente ou Santa Apolónia!
Quem apanha o TGV no Sul de França para Paris, não fica nos arredores, sai numa estação central donde pode tomar comboios urbanos, Metro ou Autocarros para o destino final.
O grande trunfo do comboio de alta velocidade sobre o avião é levar os passageiros ao centro das cidades.
Em Portugal somos originais da pior forma...