sábado

Comboios

 Comboios: Maioria da via férrea ainda é em via única e pouco mais de metade está electrificada
A maioria da via-férrea em exploração em Portugal, com quase 2 800 quilómetros, ainda é em via única e apenas pouco mais de metade está electrificada, segundo a empresa que gere a Rede Ferroviária Nacional.
Segundo dados da REFER, a rede ferroviária com exploração em Portugal é de 2788,8 quilómetros, dos quais 93,3 por cento são em via larga e 6,7 por cento ainda em via estreita.
Do total de via explorada, 78,6 por cento (2181,4 quilómetros) ainda são vias únicas, ou seja, funciona uma única via nos dois sentidos, e 21,4 por cento (607,4) das vias são múltiplas, permitindo a passagem simultânea de pelo menos dois comboios em sentidos diferentes.
Só já restam 187 quilómetros de via estreita em Portugal, metade com a circulação suspensa 
Há mais de um século, centenas de quilómetros de caminho de ferro rasgaram o isolamento do interior do país oferecendo às populações autênticas obras de engenharia que venceram acidentados terrenos e revolucionaram a mobilidade. 
Operadores ameaçam deixar de vender passes por dívida do Estado
As empresas privadas de transportes da Área Metropolitana de Lisboa (AML), a Rodoviária de Lisboa, a Transportes Sul do Tejo, a Vimeca Transportes e a Scotturb Transportes Urbanos, ameaçam deixar de vender passes sociais na capital se o Estado não liquidar a dívida que ronda os 15 milhões de euros.
Além destes casos, o Governo deve também às empresas o dinheiro prometido para os passes dos estudantes, que se aplicam a todo o território nacional.

 Linhas electrificadas comboios a diesel ?

Sem comentários: