sábado

Tensão entre Venezuela e Colômbia

 Tensão entre Venezuela e Colômbia esbate-se em dia de tomada de posse de Juan Manuel Santos 
No dia da tomada de posse do novo presidente colombiano Juan Manuel Santos a tensão entre a Colômbia e a vizinha Venezuela vai gozar de um período de tréguas e Hugo Chávez vai mesmo mandar o seu ministro dos Negócios Estrangeiros à cerimónia.
A tensão entre os dois países agravou-se o mês passado quando Chávez ameaçou enviar tropas para a zona de fronteira entre os dois países em retaliação contra as declarações do então presidente Álvaro Uribe, que acusou a Venezuela de acolher guerrilheiros marxistas das FARC no seu território.
A relação entre Uribe e Chávez, líderes de ideologias opostas, um apoiado pelos EUA, outro inimigo confesso da bandeira americana, nunca foi boa. E complicou-se depois de Uribe ter apresentado queixa contra a Venezuela no Tribunal Penal Internacional, de Haia, contra a Venezuela, por conluio contra os guerrilheiros, em nome das vítimas colombianas das acções das FARC. Mas, perante um novo presidente colombiano, Chávez já afirmou: “Estamos muito optimistas”.
Dias Lourenço: morreu histórico militante comunista 
Tinha 95 anos, uma longa história no combate à ditadura e protagonizou ainda uma das mais célebres fugas do Forte de Peniche em 1954

Sem comentários: