domingo

CP: Tomadas eléctricas desligadas há nove meses

 Tomadas eléctricas do Intercidades da CP mantêm-se desligadas há nove meses 
Viajar com o computador portátil passou a ser um hábito e muitas vezes uma necessidade. A própria CP faz eco disso ao promover o transporte ferroviário como o mais propício ao lazer e ao trabalho. Mas quase um ano depois de ter desligado as tomadas das carruagens dos Intercidades, a empresa ainda não resolveu os problemas técnicos dos picos de corrente que levaram à avaria de alguns portáteis.
Fonte oficial da CP explicou que foi "equacionada a hipótese" de estender as tomadas a toda a composição quando os pendulares fizerem a "revisão da meia vida", o que só virá a acontecer no segundo semestre de 2011 e à média de quatro comboios por ano. Ou seja, na melhor das hipóteses, só no fim de 2013 é que todos os clientes do Alfa Pendular poderão ter a certeza de poder ligar-se à corrente durante a viagem. Nos Intercidades, só mesmo quem comprar bilhete de 1.ª classe é que poderá carregar o portátil (ou o telemóvel).
Mas mais difícil ainda será conseguir ter os computadores ligados à Web.
A Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário EMEF tinha um projecto para instalar Internet nos comboios para que os passageiros pudessem navegar sem quebra de rede. Para tal, bastaria instalar um repetidor por cada veículo, ficando a carruagem-bar com o servidor e um antena principal. O projecto, ainda não foi aceite pela CP.
 O presidente da empresa, José Benoliel, afirmou que "a CP tem de dar mais atenção às necessidades dos seus clientes".

Sem comentários: