O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou este domingo o primeiro bombardeiro não tripulado do Irão, Karrar, capaz de transportar diferentes tipos de bombas.
O objetivo da aeronave é "manter o inimigo paralisado em suas bases", disse ele, acrescentando que o jato é para fins de dissuasão e de defesa. "O jato, além de ser um embaixador de morte para os inimigos da humanidade, tem uma mensagem principal de paz e amizade", disse o presidente.
A televisão pública iraniana mostrou imagens do bombardeiro Karrar, que é equipado com um motor turbo.
O avião, cujo alcance não foi revelado, é apresentado como a primeira "aeronave não tripulada a levar bombas" produzida pelo Irão e "capaz de viajar longas distâncias com grande velocidade".
Karrar é o "símbolo da evolução da indústria da defesa do Irão", referiu o ministro da Defesa, o general Ahmad Vahidi, citado pelo site da televisão.
O avião Karrar foi anunciado dois dias após o teste bem sucedido com o míssil terra-terra Qiam, que tem uma "aptidão técnica nova e táctica exclusiva".
O Irão também deve inaugurar, nos próximos dias, duas linhas de produção de lanchas rápidas Seraj e Zolfagar, equipadas com lança mísseis.
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, prometeu uma "resposta em escala planetária" caso seu país seja atacado
Sem comentários:
Enviar um comentário