sexta-feira

A Guerra fria está de volta?

Hackers controlaram satélites norte-americanos....
Um relatório que está prestes a ser divulgado nos EUA revela que foram registadas tentativas de controlar satélites de organismos governamentais por hackers em pelo menos em quatro ocasiões diferentes
A informação surge num relatório, que deverá ser apresentado em Novembro no Congresso dos EUA, citado pela agência Bloomberg.

Hckers terão conseguido «efectuar todos os passos necessários para comandar os satélites» pertencentes à NASA e à US Geological Survey, durante períodos que duraram entre dois e 12 minutos, mas não o fizeram, refere o documento, fonte sol.
Eles teriam conseguido acesso aos satélites por meio de uma estação de satélite chamada Svalbard, localizada na cidade de Spitsbergen, na Noruega. Essa estação transmite dados coletados pela internet e por meio de alguma vulnerabilidade, os hackers conseguiram acesso remoto à ela. O relatório também não diz o que eles fizeram durante o tempo que conseguiram interferir com a transmissão, mas confirma que eles conseguiram controle ao menos do Terra AM-1.
Felizmente não fizeram nada. Ao que parece, foi só um teste e que serviu também parar alertar as autoridades americanas da fragilidade dos seus sistemas de controle de satélites. E não há uma garantia de que hackers chineses estão por trás do ataque, apenas fracos indícios.

Sem comentários: